Férias 2010 – O caminho das pedras para hospedagem

Eu amo caçar oportunidades de hospedagem. O lugar ideal, pra mim, é um cantinho bonito, confortável, bem equipado, bem localizado e barato. Não necessariamente nessa ordem. Sou uma defensora ardorosa dos apartamentos/studios, mas às vezes procuro albergues ou hotéis, se vou ficar poucos dias no meu destino.

Por que apartamento?
Antes de qualquer coisa, eu fico mais a vontade em apartamento. O que algumas pessoas veem como vantagem – ter uma arrumadeira todos os dias – me faz ficar desconfortável. Eu gosto de voltar pra “casa” quando estou viajando, e ver que as coisas estão como eu deixei, ainda que em desordem. Além disso, ficar em um apartamento, onde você pode cozinhar, pode baratear bastante sua viagem. E é uma delícia brincar de casinha em uma cidade estrangeira. Ir à padaria pela manhã, fazer compras no supermercado, encher sua geladeira de delícias, abrir um vinho antes de dormir… Eu insisto: é mais confortável (e geralmente mais espaçoso) que hotel, por preço mais baixo que albergue. Por isso, apartamento.

Tá bom, apartamento. Como escolher?
A
primeira coisa que eu tento definir é em que região eu quero alugar o apartamento. Pra isso vale sair perguntando para os amigos que já viveram ou visitaram o lugar, ou procurar dicas em blogs especializados, como por exemplo o Viaje na Viagem, do Ricardo Freire. Definido o(s) bairros onde você gostaria de ficar, parta para o ataque. Procure no Google “nome_da_cidade short term rent” e comece a pesquisar.

Tem dois jeitos que eu sei de alugar. Um é usando agências, como por exemplo essa aqui que eu usei em Buenos Aires. Elas fazem a ponte entre o proprietário e o cliente (você!) e daí ganham uma comissão em cima do valor que você paga. Outro jeito é negociar diretamente com o proprietário. Pra isso eu uso o Homelidays, que é uma espécie de rede social de pessoas que alugam apartamentos de temporada. Você vai lá, pesquisa, analisa bem, entra em contato com a pessoa e fecha negócio.

Antes de fechar negócio eu sempre confirmo as informações do anúncio e peço o endereço exato do lugar. Daí é hora de colocar o Google Maps para funcionar. Jogue lá o endereço e descubra se o apartamento descrito como bem central em Barcelona na verdade não fica pra lá de Barceloneta. Ou se a tal rua tranquila não é uma super avenida movimentada. Se o metrô é perto de verdade ou não. Enfim. Use o Google Maps a seu favor. Olhando pelo street view dá pra ver até a fachada e a janela do apê (olha minha casinha de Lisboa do ano passado que fofa! Minha janela era a do térreo, da esquerda :~~~~).

Tá tudo certo? O apê é bonitinho por fora? A localização tá boa? As avaliações no site são positivas (isso é o mais importante!)? Então se jogue. É bastante comum os proprietários pedirem uma parte do aluguel adiantado, como garantia de que você realmente vai aparecer na data combinada. “E agora, Ligia, como eu faço pra mandar dinheiro pra gringa?” Bão, eu já usei Western Union, mas eles cobram uma taxa meio bizarra, então eu recomendo que você tente negociar com o proprietário o pagamento por PayPal. Também é normal que eles peçam um valor na sua entrada, como caução – vai que você quebra a TV de Plasma novinha deles, né? Esse valor é geralmente pago em dinheiro e devolvido no último dia de estadia, quando o proprietário vai recolher as chaves e verificar o estado do apê.

Não tem mistério! Só é bom se garantir no inglês, para as negociações não terem erro. Até hoje eu não tive problemas.

OW! Eu não quero ficar em apê! Eu quero hotel ou albergue!
Sério?! Po… então tá. O que eu recomendo é que você pesquise os hotéis ou albergues em sites como o TripAdvisor, ou o HostelWorld, ou o Hotels.com, fique de olho nas avaliações, nos prós e contras, e… boa estadia!

2 Respostas to “Férias 2010 – O caminho das pedras para hospedagem”

  1. Henrique Says:

    Oi, tudo bem?
    Encontrei seu blog aleatoriamente procurando sobre informações de Madrid e Barcelona, pois vou viajar para a Espanha e passar por esses dois lugares. Achei suas dicas muito boas e gostaria de perguntar algumas coisas. Pode me mandar um e-mail assim que ver este comentário?
    hxcx1984@yahoo.com.br

Deixe um comentário

