Queluz

Olá, Queluz :)

Olá, Queluz :)

 

Outra cidadezinha nos arredores de Lisboa. Queluz é menos hypada (hahaha) que Sintra. É uma cidade que parece interior de São Paulo, meio sem charme e tal. “Mas por que então eu deveria ir para Queluz?”, você pergunta. E a resposta é simples – por causa do Palácio de Queluz. 

Assim. Eu não acho Queluz obrigatória como eu acho Sintra. Mas se você curte história do Brasil (e de Portugal, néam) e se está com tempo, vale ir sim. Eu fui cedinho para Queluz, voltei para Lisboa no fim da manhã e segui para Cascais. Tem quem combine Queluz com Sintra, mas como já disse, não recomendo. Com Cascais rolou bem. 

O trem é o mesmo de Sintra – sai da estação do Rossio. Mas Queluz é bem mais perto que Sintra, em 15 ou 20 minutinhos você chega lá. Saia da estação e vá seguindo as plaquinhas que indicam o Palácio. A cidade é bem sinalizada e se você se perder é só perguntar pra qualquer pessoa – pelo menos comigo todo mundo foi fofo e prestativo.

 

Versalhes com gripe, coitada

Versalhes com gripe, coitada

Rola um comentário a boca pequena que o Palácio de Queluz é uma miniatura de Versalhes. Os portugueses não curtem muito essa comparação não, mas depois de ver os dois, digo que Queluz é LIVREMENTE INSPIRADO em Versalhes. E bem mais pobrinho, evidentemente. 

 

Uaaaaaaaaaaaau...

Uaaaaaaaaaaaau...

Foi nesse Palácio que a Maria I (popularmente conhecida como “a louca”, hahahaha) ficou quando endoidou. O Palácio foi construido pelo Dom Pedro III, pai avô do Dom Pedro IV de Portugal, que vem a ser nosso Dom Pedro I do Brasil.  Aliás, o Dom Pedro IV / I nasceu em Queluz. Quando o Palácio finalmente ficou bombeitor e entrou em sua fase de ouro, Napoleão resolveu invadir Portugal e a Família Real mudou pro Brasil, e daí vocês já viram isso tudo no Carlota Joaquina :P

 

Macumba Real

Macumba Real

Bom, assim como em Versalhes, o Palácio é todo em volta de um jardim bacanudo. E assim como em Versalhes, tem uma sala de espelhos.  Mas é o Versalhes pobrinho, tadinho. E se você foi pra Sintra na véspera (como eu fiz), o Palácio não tem tanta graça. Passeie pelos jardins, tire fotos da fonte e das estátuas, e dê sua visita por encerrada.

 

Dona Ligia I, a Louca

Dona Ligia I, a Louca

Anúncios

8 Respostas to “Queluz”

  1. Manuel Pacheco Says:

    Olá.tenho seguido as suas viagens com mt interesse.Aproveito para lhe informar que os Jardins do Palacio de Queluz, foram todos remodelados e tratados da Gripe, e todas as estátuas voltarem de Londres depois de estarem 2 anos em tratamento médico,LOL, Hoje estão Lindérrimas, só falta acabar o tratamento dos 18 lagos. Boas viagens. Manel.www.fugasblogspot.pt

    • Ligia Helena Says:

      Oi Manuel! Bom saber. Pretendo voltar para Portugal, e então volto à Queluz para conferir :). Bem vi que havia uma parte do jardim fechada para visitação… Volte sempre ao blog!

  2. Bianca Lopes Says:

    dona lija I, a louca: ” menine, tô aqui no jardins de queluz fazendo um despacho”… sério, que palácio incrível, hein?

    • Ligia Helena Says:

      esse é bonitinho até, os de sintra são melhores. mas o palácio que tirou meu folego nessa viagem foi o Palácio Real de Madri. Chegaremos lá ;)

  3. Robson Says:

    Aeee… bela aula de história Ligia. :)

    Acho que os portugueses tinham um fascínio por Versailhes. Tipo o Museu do Ipiranga, que teve seu projeto concebido ainda durante o Império, mas só foi entregue na República.

    Quero mais relatos nesse naipe.

    ;)

  4. Says:

    Ligia,

    tô adorando!

    Apesar de ter acabado de voltar de férias (fui a Buenos Aires, blergh!), vou começar a planejar a viagem do ano que vem. E suas dicas serão para lá de válidas!

    Fora a forma de escrever, que é muito divertida!

    Saudade, bonita!

    Beijos!

    • Ligia Helena Says:

      Buenos Aires é uma delííííícia, Ro, que bleargh é esse? Em outubro devo voltar lá e vou escrever sobre
      E planejar é quase tão gostoso quanto viajar :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: