Madrid-Barcelona – o trem-bala da Renfe

“Lili, estamos atrasadas!”, minha mãe gritou. Eu nem lembrava, bêbada de sono e de tercios e cañas e copas de vino, que tínhamos que pegar o trem para Barcelona às 8h30. Eram 8h10.

Descemos correndo a rua, arrastando malas, descabeladas, para pegar um táxi para Atocha. Pelos meus cálculos, DAVA. Tinha que dar tempo, Atocha era pertinho, tinha que dar. Paramos o taxista, pedimos pra ele VOAR (em portunhol). Chegamos, subimos a esteira rolante correndo, eu ainda amargando uma ressaca. IA DAR, olha lá o trem na plataforma, vai dar! Vai dar!

E o trem partiu sem a gente. Sério, parecia cena de filme. O trem indo embora, eu praguejando, chorando, PAREM ESSE TREM. Não adiantou, e amargamos um preju de 44 euros para pagar a mudança de horário do trem – fora que tivemos que esperar uma hora até o próximo.

Beleza, uma história engraçada para contar aqui. Apesar disso, eu recomendo MUITO ir para Barcelona de trem, desde Madrid. O trem é o AVE da Renfe, trem de alta velocidade. Chega a incríveis 300 km/h! Dá para comprar a passagem pela internet, e sendo sagaz você consegue a tarifa mais barata, 43 euros. Baraaaaato não é, mas vale a pena pelos seguintes motivos:

- Você sai e chega no centro da cidade, economizando tempo e dinheiro do transporte dos aeroportos até seu hotel/albergue/apartamento
- É muito, mas MUITO mais confortável viajar de trem do que de avião. Tem mais espaço para as pernas, o assento reclina mais, não sacode nem um pouquinho…
- É um trem-bala, po! Vai dizer que você nunca quis viajar de trem-bala?
- É mais rápido do que ir de avião. Ok, Madrid-Barcelona de avião leva 1 hora. Mas se você contar desde o momento em que você sai do seu hotel até a porta do seu outro hotel, vai ver que é mais jogo ir de trem. Não tem check in, não tem despache de bagagem, não tem fila de embarque, não tem nada disso.

Então não bobeie, compre sua passagem Madrid-Barcelona de trem, que é muito mais jogo. Pra comprar é assim.

- Acesse o site da Renfe. USE O INTERNET EXPLORER, senão você não vai ter acesso à tarifa mais barata.
- Selecione o dia em que você quer ir.
- Selecione as estações. Em Madrid é Puerta de Atocha, em Barcelona é a Barcelona-Sants.
- Faça a busca. Escolha a tarifa Web, que é a mais barata.
- Tchanans! Tá comprado.

Só seja esperto e não perca a hora como a gente. Boa viagem ;)

12 Respostas to “Madrid-Barcelona – o trem-bala da Renfe”

  1. Débora Says:

    Acabei de comprar meu bilhete Barcelona-Madrid pelo site da Rail Europe Brasil. Espero que chegue certinho – li muito a respeito de problemas comprando direto no site da Renfe, com cartões de crédito não emitidos na Europa… Li num site de vigens que existe um tipo de check-in para este trem, você não teve isso? Abraço!

  2. Juliana Says:

    Oi Ligia, não consigo encontrar no site da Renfe as tarifas web… eles explicam que existem, mas não vejo disponibilidade para compra-las… e olha q estou adiantada… Bj

  3. fabio Says:

    Ligia, como se consegue essa tarifa de 43 euros? Olhando agora no site, todas custam mais de 100 euros.

    • Ligia Helena Says:

      Fabio, eu consegui esta tarifa em 2009… pode ser que tenha aumentado. Mas lembro que a tarifa mais barata só aparecia quando eu usava o browser Internet Explorer. Mistérios da web…

  4. Nelson Says:

    Olá Ligia,

    Vc conseguiu comprar as passagens do trem AVE, trecho Barcelona-Madri, pela internet?
    Estou tentando desde o final de semana passado e não consigo.
    Depois que escolho tudo, passo minhas informações do cartão, vem sempre uma mensagem de erro, dizendo que o titular do cartão não foi autenticado.
    Já liguei para a Mastercard e eles me disseram que não tem nada de errado no meu cartão.
    No site da Renfe, ao lado da opção cartão de crédito, tem um link para selecionar o cartão de crédito, mas ao clicar lá, abre-se uma outra janela que não tem opções de bandeiras de cartão.
    Ah, eu já estou quase desistindo disso.
    Se vc tiver alguma dica sobre este problema, caso vc tenha passado pelo mesmo que eu estou passando, vou lhe agradecer muito.
    Valeu.
    Nelson

  5. Ari Says:

    Ligia, estamos indo para BCN e de lá para Madrid. Quero ir de Trem bala.
    Minha companheira quer ir a zaragoza. O trem pára lá? Vale pena? Aguardo, Ari

  6. Andrea Says:

    Olá! Será que vc pode me ajudar? Quanto tempo antes eu posso comprar os tickets? Tentei uma vez e apareceu uma mensagem que só se vende a 120 dias da viagem, agora que faltam 120 dias, apareceu outra mensagem que diz só com 62 dias… o que acontece?

    []s

  7. Neidinha Says:

    Boa tarde Lígia! Estou indo p/ a europa em julho e estou tentando emitir um bilhete pela internet no trem AVE Renfe no trecho Barcelona-Madri(só ida), mas não consigo ter êxito, pois toda vez dá um erro (211) e o site não informa porquê! Será que vc podera me orientar melhor de como eu possa realizar esta compra pela net?!
    Ficarei grata!
    Neidinha.

  8. valesca Says:

    Comprando pela internet daqui do brasil, como faço para retirar as passagens? Vou em setembro e gostaria de fazer o trajeto Madri-Barcelona neste trem.
    Obrigada

  9. Ricardo Says:

    Olá… que maravilhoso. Será que poderia tirar uma dúvida. estou para comprar essas passagens, mas não há nada, nem mesmo no site da RENFE, que me diga sobre as malas grandes de viagens. tem algum custo adcional. O que é permitido é vc legar bagagens nas suas mãos que não podem exceder 20 kg. Além de uma bagagem de mão, estarei com uma mala de viagens. Poderia me ajudar?

    • Ligia Helena Says:

      Ricardo, eu embarquei com minha mala de viagem, bem grande, e nao houve problema. Em cada vagão ha uma area para deixar a mala, o que é necessario é ficar de olho nas paradas (se houver) para que ninguem leve sua mala…

      • Ricardo Says:

        Ligia, muitíssimo obrigado. Fiquei realmente em dúvida. Pois o site da RENFE não dizia nada sobre essas malas e como sou marinheiro de primeira viagem..

        abração.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

